Wide Blog Theme

27.04.12

BRASIL. Regulamentação da Convenção 169 pode restringir direitos de povos indígenas e tradicionais

POR JAIME GESISKY
O alerta foi dado pelo procurador do Ministério Público Federal no Pará, Felício Pontes, durante reunião realizada nesta quinta-feira (26), em Belém, para discutir a consulta prévia e informada a povos indígenas e comunidades tradicionais. O procurador chamou a atenção em relação ao risco de que a proposta do governo federal de "regulamentar" a consulta prévia se transforme em uma ameaça às comunidades.

>> »

17.03.12

BRASIL. Nombran a demógrafa Marta Azevedo como nueva presidenta del organismo indigenista FUNAI


A demógrafa Marta do Amaral Azevedo, professora da Unicamp, será a primeira mulher a presidir a Funai (Fundação Nacional do Índio). Sua nomeação está prevista para o fim do mês, informa reportagem de Claudio Angelo eAndreia Sadi, publicada na Folha deste sábado.

Ela substituirá o antropólogo paraense Márcio Meira, que pediu para sair após um mandato de cinco anos --o mais longo da história do órgão indigenista.

>> »

08.03.12

Brasil inicia diálogo social para reglamentar consulta previa

 

BRASÍLIA (Notícias da OIT) - Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a vontade política expressa pelo Governo, autoridades indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais, de organizações de empregadores e trabalhadores do Brasil, para a regulamentação da consulta prévia da Convenção 169 da OIT, é muito mais do que mero cumprimento de obrigações derivadas da ratificação deste instrumento internacional. O processo ora iniciado é a mais genuína expressão do diálogo social democrático que tem como objetivo garantir direitos fundamentais destes povos por meio da conciliação entre o desenvolvimento econômico e a justiça social.

>> »

BRASIL. Seminário Convenção 169 da OIT: experiências e perspectivas. 8 y 9 de marzo

Categorías: - Convenio169, Brasil

 

 

O evento, com exceção das reuniões dos grupos de trabalho, será transmitido ao vivo pela internet no endereço: http://www.oit.org.br/c169/

BRASÍLIA (Notícias da OIT) - A Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério das Relações Exteriores promovem nos dias 8 e 9 de março, em Brasília, o “Seminário Convenção 169 da OIT: experiências e perspectivas”. O Seminário inicia o processo de diálogo do governo federal com a sociedade civil para a regulamentação da Convenção 169 sobre as consultas aos povos indígenas e tribais.

>> »

19.12.11

BRASIL. Juez ordena reinicio de obras en represa Belo Monte

Etiquetas:


BRASÍLIA, Brasil - El 16 de diciembre, un juez revocó su propia decisión de detener los trabajos en un controvertido proyecto para la construcción de una represa en la región del Amazonas avaluada en US$11 mil millones, iniciativa que ha sido blanco de críticas de ambientalistas y grupos indígenas.

El juez Carlos Castro dijo que la empresa responsable de la construcción de la represa Belo Monte había logrado demostrar que las actividades de pesca local no serían afectadas durante la construcción, y que el flujo del río Xingu no sufriría consecuencias.

"No existen fundamentos legales que justifiquen que se mantenga la suspensión de las obras", dijo Castro.

>> »

08.11.11

BRASIL. Segundo Examen Periódico Universal de Derechos Humanos. Entrevista a Lucia Nader (Conectas)

Entrevista a Lucia Nader, directora ejecutiva de Conectas Derechos Humanos.

La Sra. Nader  explica el trabajo de su organización respecto al examen de Brasil en el segundo ciclo del EPU en mayo 2012, así como el coloquio que está organizando Conectas para discutir la implementación de las recomendaciones y que tendrá lugar en noviembre 2011.

Entrevista realizada por upr-info.org

>> »

07.11.11

BRASIL. Redes sociais e ferramentas web são temas de encontro em São Gabriel da Cachoeira (AM)

Categorías: Brasil, - TIC, Internet

Organizado pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) e pelo ISA, o encontro ocorreu entre 13 e 15 de outubro de 2011 em São Gabriel da Cachoeira, no telecentro do ISA. O objetivo é melhorar a comunicação entre as lideranças e as iniciativas associadas à atuação da Foirn, com foco na valorização e divulgação dos modos de viver do povo rio negrino, de seus conhecimentos e práticas. O tema do encontro foi o uso de ferramentas da web para mobilização social e campanhas.

Foi o segundo encontro realizado este ano em São Gabriel da Cachoeira, noroeste amazônico, e contou com a participação de cerca de 20 pessoas incluindo funcionários da organização indígena, lideranças, realizadores dos Pontos de Cultura (Foirn) e parte da equipe do ISA.

>> »

27.10.11

BRASIL. Mecanismo de Revisão Periódica Universal das Nações Unidas 2012

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas criou, em março de 2006), o “Mecanismo de Revisão Periódica Universal”, um novo instrumento para acompanhamento da implementação dos Direitos Humanos pelos Estados Membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

>> »

16.10.11

BRASIL. Ao autorizar Belo Monte, Congresso ignorou direito à consulta prévia

Categorías: Brasil
Etiquetas:

Seis anos após o Congresso Nacional ter autorizado o início da construção da hidrelétrica de Belo Monte, os indígenas poderão ser consultados. Na interpretação do Ministério Público Federal (MPF), esse direito foi desrespeitado. Por isso, os procuradores da República no Pará ingressaram com uma ação que será julgada na próxima segunda-feira (17) pela Justiça Federal, em Brasília.

>> »

15.10.11

BRASIL. Povos indígenas exigem participar da regulamentação do direito de consulta prévia e informada

Categorías: Brasil, Consulta

Organizações indígenas e indigenistas, acadêmicos e o próprio governo federal concordam que a discussão da norma que vai colocar em prática o direito de consulta, deve ter a participação de todos os setores envolvidos. Posição foi definida em série de encontros realizados nesta semana.

Nesta quinta-feira (13/10), representantes de povos indígenas e organizações indigenistas entregaram formalmente ao governo federal os resultados da oficina e seminário sobre o direito consulta livre, prévia e informada. Os eventos aconteceram nesta semana, entre domingo e quarta-feira, na UnB (Universida de de Brasília). 
Lideranças indígenas foram recebidas no Palácio do Planalto por representantes da Presidência da República e de diversos órgãos federais.

>> »

11.10.11

BRASIL. Analizan reglamentación de consulta previa con pueblos indigenas

Ausência de regulamentação dificulta cumprimento de convenção sobre direito indígena

Brasília – Especialistas criticaram hoje (10), em seminário realizado em Brasília, a falta de regulamentação de norma que prevê a consulta prévia de povos indígenas e tribais sobre medidas legislativas ou administrativas que os afetem diretamente. A regra está na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil em 2003. Os desafios para a regulamentação do direito à consulta prévia de povos indígenas foram o principal tema do encontro.

>> »

06.10.11

BRASIL. Seminário sobre a regulamentação da consulta prévia junto a povos indígenas no Brasil

Categorías: Brasil, Consulta

 

 

Data: 10 de outubro de 2011 (segunda-feira), das 8hs30min às 18 horas

Local: Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro (Asa Norte, Brasília - DF), Pavilhão Multiuso II, andar térreo, Auditório da Física.

>> »

05.10.11

ONU. Plazos y fechas para próximos informes del Examen Periódico Universal (EPU). Ojo: Ecuador, Brasil

Oficina del Alto Comisionado de las Naciones Unidas para los Derechos Humanos

13 ª reunión del Grupo de Trabajo encargado del Examen Periódico Universal (EPU)
(Ginebra, 21 de mayo - 1 de junio de 2012)

Información sobre las fechas y los plazos

>> »

10.04.11

BRASIL. Respuesta ante Informe del Departamento de Estado sobre los Derechos Humanos

El gobierno brasileño ha tomado nota de la publicación el 8 de abril, del informe anual del Departamento de Estado norteamericano sobre Derechos Humanos.

El gobierno brasileño no se pronuncia sobre el contenido de informes elaborados unilateralmente por países, con base en legislaciones y criterios domésticos por los cuales tales países se atribuyen posición de evaluadores de la situación de los derechos humanos en el mundo. Estas evaluaciones no tienen en cuenta la situación en sus propios territorios y otras áreas sujetas de hecho a su jurisdicción.

>> »

15.12.10

Corte Interamericana de DDHH establece que Ley de Amnistía carece de efectos jurídicos y condena a Brasil

Categorías: Brasil, CIDH

La Corte Interamericana de Derechos Humanos condenó a Brasil por graves abusos perpetrados durante la pasada dictadura militar (1964-1985) y declaró sin "efectos jurídicos" una ley de amnistía que impide investigar y castigar a los responsables.

>> »

15.08.10

BRASIL. Maior mobilização indígena do país reúne 800 lideranças em Mato Grosso do Sul

Categorías: Brasil

Brasília - Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul, sediará, entre os dias 16 e 19 de Agosto de 2010, a maior mobilização indígena do Brasil, que reunirá mais de 800 lideranças de diversas etnias, noticia hoje (sábado) à LUSA.

O VII Acampamento Terra Livre, instância máxima de decisão do movimento indígena brasileiro, avaliará as conquistas, reivindicações e pedidos não atendidas dos seus povos e elaborará propostas para uma nova política indigenista brasileira. 

>> »

04.07.10

BRASIL. Movimientos negros solicitan que Lula vete el Estatuto de Igualdad Racial

Categorías: Brasil, Afros

Este miércoles (30), el movimiento negro y social, así como el Frente Nacional en Defensa de los Territorios Quilombolas* realizaron en Brasília, capital federal, manifestaciones pidiendo al presidente Lula que vete el Estatuto de la Igualdad Racial, aprobado hace dos semanas en el Senado. La movilización también exige que no sea diferida la Acción Directa de Inconstitucionalidad (ADI) n° 3239 contra el decreto 4887, del Supremo Tribunal Federal (STF), que regulariza los territorios quilombolas.

>> »

03.07.10

BRASIL. Simpósio Internacional Conhecimentos Tradicionais na Pan-Amazônia. 14 e 16 de julho 2010 Manaus

 

Simpósio Internacional será espaço de troca de conhecimentos sobre as populações na Pan-Amazônia
Como atores ativos e construtores das suas próprias narrativas, os povos e comunidades que tradicionalmente ocupam a Pan-Amazônia – indígenas, seringueiros, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, entre outros – travam lutas na defesa de seus direitos e territórios.

O Simpósio Internacional “Conhecimentos Tradicionais na Pan-Amazônia”, que ocorrerá entre 14 e 16 de julho de 2010, em Manaus, Amazonas, será um espaço de trocas de experiências e conhecimentos junto aos povos e às comunidades tradicionais da região. O simpósio reunirá representantes de instituições, movimentos sociais e organizações da Bolívia, do Brasil, da Colômbia, do Equador, da Guiana, do Peru, do Suriname, da Venezuela e da Guiana Francesa.

>> »

16.06.10

BRASIL. Senado aprova Estatuto da Igualdade Racial, mas retira cotas para negros nas escolas

 

brasil

16/06/2010. Por acordo partidário, com votação simbólica dos líderes, o Plenário do Senado aprovou no início da noite, em sessão extraordinária, o Estatuto da Igualdade Racial. O projeto, que tramitou por sete anos no Congresso, será enviado imediatamente à sanção do presidente da República. O Senado suprimiu um artigo que previa cotas para negros nas universidades federais e escolas técnicas públicas.

>> »

11.06.10

BRASIL. Senado aprueba hidroeléctricas en reservas indígenas

São Paulo, 09 de Junho de 2010. Projeto, que viabilizaria usinas de Teles Pires e Tapajós, ainda precisa de aprovação da Funai

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado aprovou nesta terça-feira (08/06) um projeto que autoriza a utilização de rios no interior ou às margens de reservas indígenas demarcadas para transporte fluvial e geração de energia elétrica. Entre os rios que se encontram nessa situação, estão o Teles Pires e o Tapajós. Os dois são apontados pelo governo como local para instalação de futuras usinas hidrelétricas.

>> »

26.05.10

ONU. Brazil: regression in Quilombo communities rights could breach international laws, says UN expert

GENEVA 26 May 2010 The UN Special Rapporteur on the right to adequate housing, Raquel Rolnik, said Wednesday that a decline in the rights afforded to communities founded by former slaves to control and benefit from their traditional lands may infringe Brazil�s international human rights obligations.

The Supreme Court of Brazil will soon release a judgment on the constitutionality of a decree that regulates the granting of land titles to Quilombo communities. "This decree is part of a number of measures aiming to compensate for the historical debt of the Nation to communities affected by centuries of domination and violation of rights," Ms. Rolnik said.

>> »

14.05.10

BRASIL. Acción que cuestiona titulación de tierras quilombolas

Puede llegar a ser juzgada el próximo miércoles (19), en el Supremo Tribunal Federal (STF) de Brasilia, la Acción Directa de Inconstitucionalidad 3239, movida desde 2004 por el partido de los Demócratas (DEM), que cuestiona el contenido del Decreto Federal 4887/2003, que regula la actuación de la administración pública para la efectivización del derecho territorial étnico de las comunidades de remanentes de quilombos en Brasil.

Desde 2008, varias entidades piden la realización de audiencias públicas para discutir la cuestión, pero el relator de la Acción, ministro Cezar Peluzo, negó los pedidos y ya concluyó su voto, que todavía es desconocido. "El ministro Cezar Peluzo ya concluyó su voto y la Acción está lista para ir al Plenario del STF. Hay disposición para que la Acción sea votada el día 19, pero aún no está confirmado", explicó el asesor jurídico del Centro de Cultura Negra de Maranhão (CCN-MA), Igor Martins Coelho.

>> »

11.05.10

EEUU-BRASIL. Universidades restituirán muestra de sangre Yanomami en caso de biopirateria

SAO PAULO, 9 (ANSA) - Cinco universidades estadounidenses aceptaron devolver, ante un pedido de las autoridades de Brasil, miles de muestras de sangre extraídas en 1967 a indígenas de la tribu amazónica Yanomami, uno de los casos más controvertidos sobre la denominada "biopiratería" mundial.
La decisión forma parte del "Acuerdo de Transferencia de Material" entre el Ministerio Público brasileño y cinco instituciones estadounidenses: la Universidad de Pensilvania (Penn State), Instituto del Cáncer, Universidad Binghamton, Universidad de California en Ivirne y Universidad estatal de Ohio.

>> »

21.04.10

BRASIL. Consorcio Norte Energia de Eletrobras se adjudica megaproyecto hidroeléctrico Belo Monte

El consorcio llamado Norte Energia se adjudicó la subasta por la central hidroeléctrica de 11,3GW Belo Monte en Brasil, informó en un comunicado el regulador eléctrico nacional, Aneel.

Norte Energia lo encabeza la filial Chesf de la energética federal Eletrobras, con una participación de 49,98%. El resto de las empresas que lo componen son Queiroz Galvão (10,02%), Galvão Engenharia (3,75%), Mendes Júnior (3,75%), Serveng (3,75%), JMalucelli Construtora (9,98%), Contern Construções (3,755%), Cetenco Engenharia (5%) y Gaia Energia e Participações (10,02%).

>> »

18.04.10

BRASIL. Denuncian encarcelamiento ilegal de dos dirigentesTupinambá

Río de Janeiro, 18 mar (EFE).- Dos importantes líderes indígenas brasileños fueron arrestados por defender la demarcación de las tierras de los Tupinambá y recluidos en una lejana cárcel de máxima seguridad al lado de homicidas, narcotraficantes y secuestradores, denunció hoy una comisión del Episcopado de Brasil.

Se trata del cacique Rosivaldo Ferreira da Silva, conocido como "Babau", y de su hermano, Givaldo Ferreira da Silva, quienes fueron arrestados la semana pasada por denuncias de supuesta invasión de tierras hechas por hacendados que se oponen a la demarcación de la reserva Tupinambá, asegura el Consejo Misionero Indigenista (CIMI).

>> »

15.04.10

BRASIL. Juez suspende la licencia y la licitación para una hidroeléctrica Belo Monte en la Amazonía

Sao Paulo, 14 abr (EFE).- La justicia brasileña suspendió hoy la licencia previa que las autoridades habían dado para la construcción de la hidroeléctrica de Belo Monte, en el corazón de la Amazonía, y la licitación del proyecto que estaba prevista para el 20 de este mes.

El juez federal Antonio Carlos de Almeida Campelo ordenó la suspensión de la licencia y la licitación tras examinar una demanda presentada por el Ministerio Público Federal, que hace unas semanas denunció los "graves daños" que causaría al ecosistema amazónico la hidroeléctrica que el Gobierno pretende construir en el río Xingú, en el estado de Pará.

>> »

13.04.10

BRASIL. James Cameron pide a Lula que cancele la construcción de hidroeléctrica gigante en la Amazonia

El director de Avatar, James Cameron, y parte del elenco del taquillero filme se han unido en Brasilia a una protesta de indios y campesinos contra el principal proyecto de energía del Gobierno de Luiz Inácio Lula da Silva en la Amazonia.

"Escuché a los indios, escuché su rechazo y conocí los motivos de su lucha, y no puedo resistir no unirme a este grito de resistencia", afirma el cineasta canadiense ante cientos de activistas congregados ante la sede de la Agencia Nacional de Energía Eléctrica (Aneel).

>> »

BRASIL. Índios guaranis vivem situação de extermínio silencioso

Um recente relatório da organização indigenista Survivor International (ver aqui) trouxe novamente à luz a deplorável situação humanitária vivida pelos índios Guarani e Kaiowá no estado do Mato Grosso do Sul. Como se sabe, há milhares de indígenas vivendo em condições absolutamente degradantes enquanto esperam, à beira de estradas, pela demarcação de seus territórios, como ordena nossa Constituição.

Em entrevista ao Correio da Cidadania, a professora do Núcleo de Estudos da População (NEPO) da Unicamp, Marta Maria Azevedo, que realiza trabalhos com as comunidades Guarani, nos oferece um assustador quadro no estado do Centro-Oeste, definido por ela como "o mais anti-indígena do país".

>> »

BRASIL. Indigenas ganham espaço em dados estatísticos

Quem são os indígenas brasileiros e vizinhos de continente? Quantos são e como se enxergam? Será possível aproximá-los e compreender suas aspirações comuns? Para buscar respostas a estas e outras questões, especialistas brasileiros e latino-americanos se reuniram no fim do mês passado em Manaus, no Seminário Latino-Americano de Demografia e Saúde dos Povos Indígenas.

>> »

09.04.10

BRASIL. Lula desafiante: 'Que quede claro, vamos a hacer Belo Monte'. Desastre anunciado

El presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantizó el jueves la construcción de la enorme represa hidroeléctrica de Belo Monte sobre el amazónico río Xingú, en momentos que fiscales presentaban dos acciones legales contra el proyecto.

"Es importante que quede claro, en alto y con buen sonido: vamos a hacer Belo Monte", declaró el mandatario después de reunirse con el presidente de Malí, Amadou Toumani Touré.

>> »

BRASIL Concurso de diseño gráfico sobre Declaración de derechos de pueblos indígenas. Convocatoria para Mercosur

El Ministerio de Cultura del Brasil convoca a diseñadores y dibujantes del MERCOSUR a participar del "Proyecto Ava Marandú - Los Guaraní Invitan".
La convocatoria, promovida desde Brasil, se ha extendido a la Argentina, Bolivia, Paraguay y Uruguay. El diseño seleccionado ilustrará la portada y el interior de una cartilla impresa con la Declaración de las Naciones Unidas sobre los derechos de los pueblos indígenas. El ganador recibirá un premio de R$ 5 mil (aproximadamente US$ 2700).

La inscripción está abierta hasta el 19 de de abril de 2010.

>> »

08.04.10

BRASIL. Ativista diz que Brasil será levado a cortes internacionais por causa de Belo Monte

O desrespeito a uma convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no processo de licenciamento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), poderá levar o Brasil a julgamento em cortes internacionais.

Relatório apresentado nesta quarta-feira (7) pela Plataforma Brasileira dos Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca Brasil) diz que o país desrespeitou o direito dos indígenas de serem ouvidos e informados sobre um empreendimento que os afetará diretamente – previsto na legislação brasileira e na Convenção 169 da OIT.

Foto: Crianças brincam nas águas de um braço do rio Xingu no povoado de Santo Antonio, local onde está previsto a construção da Casa de Força Principal da Hidrelétrica de Belo Monte

>> »

BRASIL. Fiscalia aponta falhas graves e pedirá amanhã anulação da licença de Belo Monte

 

Procuradores citam pareceres de técnicos do próprio Ibama: se for construída do jeito que está, usina pode secar 100 km de rio e comprometer a água e o alimento das populações

O Ministério Público Federal ajuizará amanhã (quinta, 8) ação civil pública na Justiça Federal de Altamira, pedindo a anulação da licença prévia da usina hidrelétrica de Belo Monte, concedida pelo Ibama.  Os procuradores da República que analisaram o empreendimento apontam afronta à Constituição, às leis ambientais e às resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente entre os oito problemas encontrados no licenciamento até agora.

 

>> »

BRASIL. Fiscalía pide que se cancele licitación de hidroeléctrica amazónica

La procuradoría de la República en el estado brasileño de Pará (norte) pidió el miércoles que se cancele la multimillonaria licitación para construir la gigantesca hidroeléctrica Belo Monte que el gobierno planea en la Amazonía, advirtiendo de nefastas consecuencias de la obra.

Los fiscales, que denunciaron que el proyecto es "una afrenta a las leyes ambientales", anunciaron que el jueves presentarán un pedido formal a la justicia para que sea anulada la licencia ambiental y cancelada la licitación prevista para el 20 de abril, informó la Fiscalía en una nota de prensa.

>> »

05.04.10

BRASIL. Presentación de Informe sobre Impactos socioambientales del proyecto hidroeléctrico Belo Monte

ISA. Será lançado nessa quarta-feira, dia 7 de abril, o relatório da Missão Xingu: Violações de direitos humanos e impactos socioambientais no licenciamento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, dos relatores do Direto Humano ao Meio Ambiente da Plataforma DhESCA, Marijane Lisboa e Guilherme Zagallo. O documento recomenda, entre outras coisas, a suspensão imediata do leilão da usina, anunciado para 20 de abril de 2010, e a anulação da Licença Prévia concedida ao projeto de Belo Monte. As violações serão discutidas na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, que convocou cinco ministros para debate.

>> »

BRASIL. Construção da Usina de Belo Monte é denunciada à ONU

01-04-2010-Documento entregue nesta quinta (1º/4) às Nações Unidas denuncia que falhas no processo de licenciamento foram ignoradas por pressão política; mais de 100 movimentos sociais, associações, organizações e sindicatos assinam a denúncia; há situações de ameaças de morte a opositores do empreendimento.

Ver Texto de la Denuncia

BRASIL. Marcio Meira: 'Povos indígenas crescem mais que a média nacional'

 

Há três anos no comando da Fundação Nacional do Índio, Funai, o paraense Márcio Augusto Freitas de Meira está à frente daquele que é considerado um dos pontos nevrálgicos do Governo Lula: a condução da política indigenista brasileira mais se assemelha a um barril de pólvora sempre prestes a explodir. Para muitos, com sua serenidade e conhecimento de causa, o antropólogo conduz uma das mais reconhecidas políticas indigenistas do mundo.

 

O modelo indigenista do Brasil é hoje copiado em vários países: sua população, que vive quase em sua totalidade (98%) na floresta amazônica, chama a atenção mundial. O atual Censo Demográfico do IBGE deve apontar uma população de mais de um milhão de índios distribuídos por todo o país. No Censo de 2000, esta população era de 750 mil índios. Segundo Meira, o crescimento entre os índios brasileiros é cinco vezes maior que na população geral do País. “Estamos em um período de queda da mortalidade e aumento da população”, revela. Confira entrevista cedida ao DIÁRIO:

>> »

04.04.10

BRASIL. Risco de jovem negro ser morto é 130% maior, revela Mapa da Violência

Categories: Brasil, Afros, Racismo

O risco de um jovem negro ser vítima de homicídio no País é 130% maior que o de um jovem branco, segundo o Mapa da Violência - Anatomia dos Homicídios no Brasil, estudo que compreende o período de 1997 a 2007 e que está sendo divulgado nesta terça em São Paulo pelo Instituto Sangari, com base nos dados do Subsistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde.

A desigualdade entre as duas populações, que já era expressiva, aumentou de forma assustadora em cinco anos. Em 2002, morria 1,7 negro entre 15 a 24 anos para cada jovem branco da mesma faixa etária. Em 2007, essa proporção saltou para 2,6 para 1.

>> »

29.03.10

BRASIL. Nova secretaria para cuidar da saúde indígena só entra em funcionamento em três meses

Categories: Brasil, Salud

A nova secretaria que passará a cuidar da saúde indígena, em substituição à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), só vai entrar em funcionamento depois de 90 dias - prazo para publicação do decreto presidencial com as competências e estrutura do órgão, segundo nota divulgada hoje (26) pelo Ministério da Saúde.

>> »

27.03.10

BRASIL. James Cameron y Al Gore defenderán en un foro la preservación de la Amazonía

Categories: Brasil

Gore y el director de "Avatar" serán los oradores especiales en el foro en la capital del estado brasileño de Amazonas, al que asistirán ecologistas y representantes de gobiernos e instituciones que luchan por esta reserva natural y por la conservación del medio ambiente.

>> »

:: Siguiente >>

Wide Blog Theme

 

Archivo de prensa - CEPPDI -  www.politicaspublicas.net