Wide Blog Theme

09.12.11

ONU pede atenção a indígenas na Argentina

BUENOS AIRES, 8 DEZ (ANSA) - O relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos e as Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas, James Anaya, afirmou que o governo da Argentina deve estar mais atento às comunidades indígenas em seu território.

Anaya ainda apontou que a Argentina precisa dar mais atenção aos direitos e a situação destas comunidades, assim como promover uma maior institucionalidade para esta parcela da população.


O relator da ONU também destacou a dificuldade do acesso à educação, os desalojamentos de comunidades, a segurança jurídica com respeito a suas terras ancestrais e a falta de informação adequada por parte de funcionários públicos sobre os direitos indígenas.

"Devem ser redobrados os esforços para coordenar as ações empreendidas [pelos governos nacional e das províncias] a favor destes povos" como um levantamento territorial e o "reconhecimento efetivo do estatuto jurídico das comunidades ou povoamentos indígenas", concluiu.

Ele reconheceu, no entanto, que houve avanços "no marco normativo legal que foi dado país em matéria de direitos dos povos indígenas" na região.

FUENTE

http://oreporter.com/detalhes.php?id=66383

Wide Blog Theme

 

Archivo de prensa - CEPPDI -  www.politicaspublicas.net