Wide Blog Theme

23.01.09

BRASIL. Líderes indígenas elaboram documento com reivindicações ambientais

Brasília - Cerca de 100 lideranças indígenas, pesquisadores e representantes de organizações não-governamentais encerraram hoje (23), em Belém, o encontro preparatório para o 9° Fórum Social Mundial (FSM).

Temas como mudanças climáticas e obras de infra-estrutura marcaram os três dias de debates, que teve início na quarta-feira (21).

Os líderes indígenas brasileiros elaboraram um documento com reivindicações para ser entregue no Fórum Social Mundial à Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia e da Região Andina.

Lideranças de nove países da Pan-Amazônia querem unir forças para dialogar com o governo e empresas com o intuito de evitar problemas ambientais.

Segundo o representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Marcos Apurinã, o objetivo do encontro preparatório era dar voz ativa e maior participação aos povos indígenas.

“Trabalhamos em defesa dos direitos dos indígenas e principalmente na defesa das florestas e da terra. Esse fórum serve para dizermos ao mundo que a Amazônia pede socorro e precisa ser preservada”, ressalta Apurinã.

Com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os indígenas temem que algumas comunidades sejam banidas de seu território.

“A criação de usinas hidrelétricas e estradas podem afetar a biodiversidade da Floresta Amazônica e o Rio Madeira. Os grandes empresários e o governo garantem que as comunidades indígenas e a floresta não serão prejudicados. Mas os impactos ambientais são grandes e afetam não só as comunidades indígenas, mas todo o planeta”, pondera Marcos Apurinã.

A nona edição do FSM acontecerá entre os dias 27 de janeiro e 1° de fevereiro. Ao todo, 120 mil pessoas são esperadas para participar do encontro. O objetivo do fórum é garantir o protagonismo e a participação massiva de representantes dos povos, movimentos sociais, das organizações e entidades representativas da sociedade civil e o diálogo e a convergência de suas lutas com os demais movimentos de todo mundo.

FUENTE
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/01/23/materia.2009-01-23.6021919865/view

Wide Blog Theme

 

Archivo de prensa - CEPPDI -  www.politicaspublicas.net